AEAS promove o lançamento da Frente Parlamentar sobre a Terceira Pista do Sistema Anchieta-Imigrantes

ampliação

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), a Autoridade Portuária de Santos e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizarão o Fórum de Debates sobre a Terceira Rodovia de Ligação entre o Litoral e o Planalto Paulista.

O evento ocorrerá no dia 20 de maio de 2024, das 14h00 às 18h30, no auditório da AEAS, localizado na Rua Dr. Arthur Porchat de Assis, 47 – Boqueirão, em Santos, SP.

Leia também: Dono de Porsche chorou em 1ª noite na cadeia: “Preferia ter morrido”

O fórum marcará o lançamento da Frente Parlamentar da ALESP, concentrando-se em discutir soluções para o sistema rodoviário, em resposta ao aumento da demanda de cargas pelo Porto de Santos.

Eduardo Lustoza, Diretor de Portos da AEAS e da Autoridade Portuária de Santos, destacou a relevância do projeto para a região. “O Porto de Santos e a Região Metropolitana da Baixada Santista continuam a crescer com a economia. Em 2023, foram movimentados 167 milhões de toneladas de cargas, um recorde que vem se repetindo desde 2003. Projetamos que em 25 anos esse número possa atingir 300 milhões de toneladas anuais. O sistema viário atual está cada vez mais saturado”, afirmou Lustoza.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

Ele também mencionou a atual situação do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). “A pista Sul da Anchieta, que é a única opção para atender ao movimento de exportação portuária, vem apresentando congestionamentos diários, tanto para subida quanto para descida da serra do mar, causando transtornos aos transportadores e usuários.”

Além disso, Lustoza informou sobre as iniciativas em andamento para melhorar essa situação. “O Governador Tarcísio de Freitas solicitou à Ecovias estudos para desenvolver um novo projeto que desafogue o sistema. Nesse contexto, a ALESP, a APS e a AEAS uniram forças para promover este evento e debater as necessidades portuárias e retroportuárias, pleito maior das Empresas Arrendatárias do Porto.”

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

O evento contará com a participação de profissionais, autoridades e especialistas, além de ser uma oportunidade para a sociedade civil organizada contribuir nos debates.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário