A Acciona, empresa líder responsável pela Linha Uni e pelas obras da Linha 6-Laranja do metrô, está adotando tecnologia de ponta para otimizar a construção de túneis em seus projetos. Para isso, a companhia fez um investimento estratégico na SAALG Geomechanics, uma promissora startup de software e engenharia.
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A SAALG Geomechanics é especializada em aprendizado de máquina e desenvolveu o inovador software de análise chamado Daarwin. Esse software tem a capacidade de prever o movimento real do solo ao longo de todo o ciclo de construção, com base em um vasto conjunto de dados.
Essa tecnologia baseada em algoritmos de aprendizado de máquina permite que a Acciona preveja a velocidade de avanço das Tuneladoras de Escavação (TBM), identifique anomalias geotécnicas com antecedência, ajude os pilotos das TBMs a otimizarem as fases de escavação e colete informações valiosas para projetos futuros.
Graças a essas funcionalidades avançadas, a empresa espera alcançar maior segurança, eficiência e sustentabilidade em seus projetos de construção de túneis. Isso é de suma importância, considerando que mais de 30% dos projetos de túneis em todo o mundo enfrentam desafios geotécnicos que podem levar a aumentos de custos e atrasos significativos, chegando a ultrapassar 55% do orçamento original.
Com o auxílio do software Daarwin, a Acciona tem como objetivo mitigar essas questões relacionadas ao solo, melhorando ainda mais suas práticas de construção e alcançando resultados mais eficazes. Essa parceria com a SAALG Geomechanics é uma clara demonstração do compromisso da empresa em buscar inovações tecnológicas que impactem positivamente a indústria da construção e contribuam para o avanço do setor de transportes e infraestrutura.